Quem somos
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Na sociedade actual, demasiadas vidas são destruídas devido ao uso abusivo de drogas e ao sentimento de impotência e angustia que este provoca, tanto no utente como na família. Na Associação Viagem de Volta acreditamos que cada pessoa pode encontrar em si mesma, os recursos para livrar-se das drogas, se lhe proporcionar os meios adequados.

Viagem de volta
Tratar a toxicodependência significa prestar um cuidado pontual no caminho de uma vida. 
Existem numerosos modelos terapêuticos. Cada um destes modelos tem mostrado pontos fortes e pontos fracos, devidos, essencialmente, à natureza profundamente variada da toxicodependência. Hoje em dia, toda a gente reconhece a necessidade de abordagens diversificadas, complementares ou não, que ofereçam uma atenção global ao toxicodependente que solicita tratamento.
 
O programa da Associação Viagem de Volta assenta sobre uma abordagem terapêutica Bio-psico-social e educativa com a finalidade de alcançar a plena autonomia da pessoa.
Para a Associação Viagem de Volta a autonomia é o fim de um processo que, através da intervenção terapêutica e de actividades ocupacionais, permite ao utente adquirir a sua auto-estima, sentido da responsabilidade e por último retomar hábitos saudáveis, nomeadamente autonomia que resultará na sua plena inserção social.
 
A Associação Viagem de Volta dispõe de actividades terapêuticas variadas e complementares. A integração é, antes de mais, o sucesso dos projectos em colaboração com outras instituições ou pessoas que intervêm no âmbito do tratamento e reinserção social dos toxicodependentes. É a convicção de que a solução de um problema resulta da consideração do meio envolvente e de partilhar valores comuns. 
O programa residencial em comunidade terapêutica Viagem de Volta realiza-se em estruturas de estadia prolongada. A comunidade terapêutica oferece uma grande variedade de programas culturais, tempo livre, actividades ocupacionais, que ajudam a pessoa, desenvolvendo-lhe a confiança, a auto-estima, e todas as condições necessárias para a sua plena integração na sociedade.
 
Durante a fase de pré-acolhimento procede-se à recolha da informação necessária a cada caso, sendo que posteriormente à a elaboração de um diagnóstico inicial, de forma a dar uma orientação mais personalizada.
O programa terapêutico consta de três grupos. Em cada um destes são realizadas avaliações, no sentido de avaliar os progressos individuais.