Programa terapêutico
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
FASE DE ADAPTAÇÃO

1º GRUPO

OBJECTIVOS

1 - Recuperação Física
Devido à debilidade física provocada pelo consumo de drogas e pela perda de hábitos saudáveis (sono, alimentação, higiene, etc.), a pessoa deve começar a recuperação do seu equilíbrio biológico.
2 – Aceitação das regras e integração inicial
Devido às alterações comportamentais e do estilo de vida pelo consumo de drogas, a pessoa deve adquirir respeito por si e pelas regras da vida comunitária.

DURAÇÃO DA FASE - Tempo mínimo estimado é de 3 a 4 meses, dependendo da evolução do utente.

FASE DE REABILITAÇÃO – FORMAÇÃO

2º GRUPO

OBJECTIVOS GERAIS

▪ Viver livre de drogas
▪ Amadurecimento pessoal
▪ Autonomia

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

1 – Valorização e auto-estima

Possibilitar a aquisição de valores que permitam ao utente reconhecer, estimar e apreciar o valor das pessoas e das coisas. Num primeiro momento centra-se em si mesmo e na etapa já vencida, permitindo-lhe compreender e aceitar o programa terapêutico. Alcançar um nível adequado de estima pessoal que proporcione segurança, confiança e estabilidade emocional.

2 – Empenhamento e responsabilidade

O empenhamento pessoal e a estimulação do grupo ajudarão o utente a alcançar o nível de motivação e auto-estima necessários para adquirir novos hábitos e novas condutas, tanto pessoais como de grupo. A pessoa começa a responder perante determinados actos, próprios e alheios, aceitando os seus erros e aprendendo a resolver problemas.

3 – Auto-domínio
Aprender a lidar com situações de conflito ou de risco e obter o domínio necessário para controlar a sua impulsividade.

4 - Capacitação laboral e habilidades sociais
Dotar o indivíduo de conhecimentos necessários para uma posterior integração laboral, proporcionando-lhe várias actividades. Reeducar o utente de forma a alcançar condutas sociais assertivas no quotidiano.

5 – Relações familiares
Favorecer o restabelecimento das relações familiares, procurando alternativas para o vazio gerado em situações de conflito.

DURAÇÃO DA FASE - Tempo mínimo estimado é de 6 a 7 meses, dependendo da evolução do utente.

FASE DE REABILITAÇÃO – FORMAÇÃO

3º GRUPO

OBJECTIVO GERAL

▪ Reinserção social

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Consolidação do que foi adquirido:

1 – Saúde física

Assumir a responsabilidade pela sua saúde física e mental. - Ter autoconfiança, bom conhecimento de si mesmo, dos seus próprios limites, com a competência necessária para enfrentar a frustração.
Ter adquirido um equilíbrio emotivo e afectivo bem como a capacidade de assumir a sua própria sexualidade.
▪ Utilizar confrontações individuais e de grupo quando necessário, com o objectivo de aprender a descobrir as suas capacidades e o seu auto-domínio.

2 – Familiar e interpessoal

Deve ser capaz de estabelecer relações familiares satisfatórias, sem atitudes manipuladoras e chantagistas e saber aceitar as críticas e os elogios.

3 – Tempos Livres

Deverá elaborar um sumário dos seus recursos pessoais (currículo vitae) e ter conhecimento das possibilidades que se lhe oferecem.

DURAÇÃO DA FASE - Tempo mínimo estimado é de 5 a 6 meses, dependendo da evolução do utente.